- Dos 2 aos 4 anos:
– Estimule o brincar funcional, apresente brinquedos e mostre sua função. Com o mesmo brinquedo, conte histórias, estimulando o “faz-de-conta”; – Incentive a linguagem, por exemplo: use animais e associe-os ao som que fazem. – Estimule a Imaginação, conte e crie histórias com a criança; – Socialize, produza atividades construídas em grupo, como por exemplo, colocar uma folha de papel 40kg no chão e deixar cada aluno com uma cor de tinta, possibilitando que pintem como quiserem e juntos; – Ensine conceitos básicos mostrando objetos, sentindo suas formas, aprendendo cores e tamanho; – Habilidades da coordenação motora ligando pontos em linhas retas e curvas (faça uso de giz de cera ou colagens) – aproveite e baixe aqui 90 fichas de grafomotricidade! - Dos 4 aos 6 anos:
– Treine a grafia (escrita) das letras e números ligando os pontos e associando a vocalização à representação escrita da letra ou número; – Estimule a coordenação motora principalmente a pega correta no lápis, com os dedos, polegar, indicador e médio; – Fortaleça conceitos das idades anteriores. - Dos 6 aos 8 anos:
Trabalhar matemática funcional, como operações simples usando atividade de “vamos as compras” com cédulas e criando uma lojinha com os materiais disponíveis; Desenvolvimento da leitura e escrita a partir de junção silábica, solicite a escrita com auxílio visual ou verbal;
LEMBRE-SE!! Não existe receita de bolo, as sugestões e objetivos não devem ser seguidos à risca, tudo irá depender das habilidades já desempenhadas pelo aluno e os objetivos pertinentes àquela criança!
O importante é lembrar que a ida à escola da criança com deficiência intelectual pode e deve ir além da socialização!!
Comentários
Postar um comentário