Pular para o conteúdo principal

Testes Psicopedagógicos

Psicopedagogia Testes 

Testes Psicopedagógicos para Baixar e Imprimir

 12 de setembro de 2017 Daliane Oliveira  40 Comentários

Sugestões de Testes para Psicopedagogos

Testes Psicopedagógicos são instrumentos que auxiliam o profissional a identificar dificuldades de fala, leitura ou escrita.

A identificação do problema por meio dos testes psicopedagógicos permite que profissional elabore o plano de intervenção mais apropriada para cada paciente/aprendente.

Principais características dos testes psicopedagógicos

Existem atualmente diferentes tipos de testes psicopedagógicos, pois é possível avaliar diferentes dificuldades.

Os testes psicopedagógicos são compostos de várias formas principalmente por histórias, já a tarefa exigida pode ser diferente, pois pode ser solicitado que o sujeito conte uma história, escreva uma história ou ainda invente uma história.

A aplicação dos testes psicopedagógicos não tem tempo limite de aplicação e são aplicados individualmente. Ao final é feita a correção para identificar onde está a dificuldade.

História dos testes segundo  o artigo publicado no WebArtigos.

Sua origem é remota, as sociedades testaram, provaram as coisas para saber se elas eram boas ou não.
Vejamos a origem dessa palavra. De acordo com Rezende (2004) em latim a palavra testa designava uma espécie de vaso de barro ou cerâmica. Na Idade Média, test em francês, significava um tipo de vaso especial usado para aquecer minerais e dele separar metais como ouro ou prata. O test era um vaso poroso e raso. Quando os minerais eram dentro dele aquecidos, o vaso absorvia as impurezas deixando no fundo o ouro ou a prata puros.
A partir do século XVI esta palavra passou a ser usada em seu sentido figurado, significando prova, averiguação de qualidade.

O sentido figurado prevaleceu sobre o sentido real, e foi com esse significado que a palavra teste, aportuguesamento de Test, passou para a língua portuguesa.

Mas, afinal, qual é a concepção atual de teste?

Segundo o dicionário Aurélio (2001), esse termo significa exame ou prova para determinar qualidade, natureza ou comportamento de algo. Método ou processo usado para isso. Prova verificação.
Assim, como a humanidade evoluiu os testes foram evoluindo: testavam-se tecidos, moedas, casas e, com a evolução, testavam-se pessoas. Os testes com pessoas foram além dos testes físicos e chegaram aos parâmetros psicológicos.
Observemos resumidamente a história dos testes, na versão de Silva (2002):
Em 2.200 a.C., na China, usaram-se testes no serviço público civil.
Em 1862, Wilhelm Wundt, usou um pêndulo para avaliar a velocidade do pensamento.

Galton, em 1884, cujos trabalhos objetivavam avaliar as aptidões humanas por meio da medida sensorial, aplicava testes mentais.


Binet, em 1900,avaliou as áreas acadêmicas e de saúde. Na época de Binet também havia Spearmam, que fundamentou a teoria da psicometria clássica. Ele publicou artigos e livros que falavam sobre medidas, diferenças e sobre a inteligência de uma forma geral.
Após essa época, tivemos uma era dos testes de inteligência, pois influenciados por Binet e por Spearmam, e sob o impacto da Primeira Guerra Mundial, a sociedade queria uma seleção rápida de recrutas para a linha de guerra.
Depois tivemos uma decepção, por parte dos psicólogos e da sociedade em geral, com os testes de Binet, pois eles desconsideravam a cultura, a realidade dos indivíduos entrevistados e surgiram outros tipos de exames.
Posteriormente, em 1914, Stern criava os quocientes de inteligência.

Apareceram também os testes vocacionais, Raven publicou o teste de matrices progressivas, e outros.
Os testes foram debatidos e tiveram seus prós e contras avaliados.Entretanto, continuaram a ser usados pelas diversas áreas do conhecimento.
Atualmente, nos vários campos científicos temos a produção de vários testes: medicina, psicologia, fonoaudiologia, e outras áreas.

Cada nova área de conhecimento traz consigo a necessidade de criar testes específicos para a sua função, e não é diferente com a psicopedagogia.

Aqui você encontra uma vasta quantidade de links que são atualizados semanalmente com vários testes para psicopedagogas(os), aproveite, são testes excelentes….

Sondagem Infantil Boquinhas

Sondagem Adulto Boquinhas

Cartelas boquinhas free pdf

Domino silabas simples

Domino do alfabeto

TDE_TESTES_DE_DESEMPENHO_ESCOLAR ROTEIRO_DE_OBSERVAÇÕES_DO_DESEMPENHO_LÓGICO_MATEMÁTICO

LEVANTAMENTO DE DADOS DO DESEMPENHO ESCOLAR

Avaliação do Desempenho

ROTEIRO_DE_OBSERVAÇÕES_DO_DESEMPENHO_LÓGICO_MATEMÁTICO

avaliação desempenho escolar

Orientação TDE 

TDE

TDE_TESTES_DE_DESEMPENHO_ESCOLAR

planner COORDENAÇÃO PDF

COORDENAÇÃO MOTORA SUGESTÕES

Coordencao_motora5

Coordencao_motora4

Coordencao_motora3

FATORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR

Desenvolvimento Motor

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA

Desenvolvimento motor e dificuldade de aprendizagem

Desenvolvimento motor na infância influência dos fatores de risco e programas de intervenção

EXAME_MOTOR 1

Sugestões E.O.C.A, Anamneses e Atividades Diversificadas

CONTEUDO_PARA_A_CAIXA_EOCA

EOCA-PROCEDIMENTOS_DURANTE_TESTE_DE_PSICOPEDAGOGIA

FOLHA EOCA

EOCA

ROTEIRO DA EOCA

EOCA

Explicacoes EOCA E CAIXA LÚDICA

 EOCA Visca

Orientação caixa lúdica e EOCA

EOCA

ANAMNESE PSICOPEDAGÓGICA MOD5

ANAMNESE PSICOPEDAGÓGICA MOD4

Ficha-de-Anamnese MOD2

modelo-de-ficha-de-anamnese-escolar

anamnese idoso doc

Anamnese MOD3

ANAMNESE MOD1

atvividades para ALFABETIZAÇÃO.pdf

APOSTILA DE ALFABETIZAÇÃO ESPECIAL

300-atividades-de-alfabetizacao

APOSTILA ALFABETIZAÇÃOCOMPLETA METODO FONICO

APOSTILA DE MATEMATICA ALFABETIZAÇÃO 2º ANO

CANTIGAS POPULARES INFANTIL – PRÉ-ALFABETIZAÇÃO

Apostila Alfabetização-AEE

Alfabetização Divertida

Apostila_Alfabetização_Parlendas E Adivinhas.pdf

APOSTILA-DE-MÚSICAS-INFANTIS-ALFABETIZAÇÃO

APOSTILA-DE-MÚSICAS-INFANTIS-ALFABETIZAÇÃO

ALFABETIZAÇÃO+-+MAIS+DE+40+PÁGS+-+MARAVILHOSO4

Apostila-Alfabetização

Alfabetizacao-e-Consciencia-Fonologica-serie-dupla-dinamica-partes-das-palavras

 

Leia Também: Teste do Faz de Conta

Veja ainda: Teste Exploratório de Dislexia Específica (TEDE)

Curtir 56 

Amei 113 Alegria 14 Surpresa 6 Triste 6

 Compartilhar  Compartilhar  Compartilhar  Compartilhar  Compartilhar

← História Toys Cada Um é Cada UmMateriais Psicopedagógicos →

Você pode gostar também

Registro de Observações das Provas Piagetianas

 26 de junho de 2018 0

Blocos Lógicos no Processo de Aprendizagem

 15 de setembro de 2017 2

Análise das Provas Projetivas Psicopedagógicas

 13 de fevereiro de 2019 4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Oficial de Pagamento e Referencial de sessões para os profissionais da Psicopedagogia SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL CNPJ: 24.158.942/0001-60 RUA 13 DE MAIO, 883, SALA 7 CENTRO – NORTE TERESINA-PI 64000-150 (86) 3305-2552 DIRETRIZES DA I CONVENÇÃO DE DISCUSSÃO DOS TRABALHADORES DE PSICOPEDAGOGIA DO BRASIL O SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL, cumprindo suas prerrogativas conferidas pelo Artigo 3º, do seu Estatuto Social, e considerando a realização da I CONVENÇÃO DE DISCUSSÃO DOS TRABALHADORES DE PSICOPEDAGOGIA DO BRASIL dentro do III CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA que ocorreu em 11 de Junho de 2017, no Auditório do Ondamar Hotel, na cidade de Recife, Pernambuco para discutir Recomendações sobre valores referentes a Pisos Salariais e Valores mínimos a serem cobrados por atendimento daqueles profissionais que trabalham de modo liberal, tudo isso por sua vez, com o objetivo de valorizar a Categoria dos Psicopedagogos e a dignidade desta profissão, além de servirem como uma bandeira de luta. Considerando ainda que as discussões e devidas deliberações dos profissionais presentes de cada região do País havidas nessa convenção foram aprovadas em plenária, resolve: Criar DIRETRIZES BÁSICAS DE VALORES a serem pagos como PISO SALARIAL nas diversas regiões do país POR HORA DE TRABALHO assim como, de VALORES MÍNIMOS a serem cobrados pelos profissionais quando do ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO, QUANTIDADE DE PROFISSIONAIS POR ALUNOS NAS ESCOLAS a clientes de acordo com as seguintes tabelas até o ano de 2019. TABELA 1.0 REGIÃO PISO SALARIAL POR HORAS DE TRABALHO 20H 30H 40H NORDESTE 1.500,00 3.550,00 5.000,00 SUL 2.400,00 3.600,00 5.000,00 SUDESTE 2.400,00 Optaram Por Não Existir Planos Salarial Para 30h 4.800,00 NORTE 2.900,00 4.350,00 5.800,00 CENTRO OESTE 2.400,00 3.600,00 5.000,00 Na seguinte tabela foi sugeridos quantidade de aprendentes (clientes) máximo para atendimento por carga horária em escolas, clínicas, centro de atendimentos psicossocial, espaços psicopedagógicos e outros ambientes de trabalho com atendimento individualizado houve um consenso para todas as regiões: Tais quantidades foram sugeridos levando em conta a qualidade e a duração máxima 50 minutos. TABELA 2.0 APRENDENTES POR CARGA HORARIA 20H 30H 40H 12 16 A 19 20 A 25 Na tabela abaixo foram sugeridos os valores mínimos a serem cobrados de atendimento psicopedagógico. Sessões com 50 minutos no mínimo. TABELA 3.0 REGIÃO VALOR DE SESSÃO NORDESTE 130,00 SUL 100,00 SUDESTE 100,00 NORTE 145,00 CENTRO OESTE 100,00 Tabela com proporção de alunos para contratação de profissionais para atuação psicopedagógica dentro das escolas pública ou privadas. Fica sugerido para todas as regiões: TABELA 4.0 QUANTIDADE DE PROFISSIONAIS QUANTIDADE DE ALUNOS 1 Até 100 alunos 2 101 a 200 alunos 4 201 A 400 Alunos 5 401 A 601 Alunos 6 601 A 1000 Alunos AS REFERIDAS QUANTIDADES DA TABELA 4.0 REFERE-SE A UM TURNO DE TRABALHO. JOSSANDRA COSTA BARBOSA DIRETORA PRESIDENTE CRPp Sindical 001

SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL CNPJ: 24.158.942/0001-60 RUA 13 DE MAIO, 883, SALA 7 CENTRO – NORTE TERESINA-PI 64000-150 (86) 3305-2552 DIRETRIZES DA   I CONVENÇÃO DE DISCUSSÃO DOS TRABALHADORES DE PSICOPEDAGOGIA DO BRASIL O  SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL , cumprindo suas prerrogativas conferidas pelo Artigo 3º, do seu Estatuto Social, e considerando a realização da  I CONVENÇÃO DE DISCUSSÃO DOS TRABALHADORES DE PSICOPEDAGOGIA DO BRASIL  dentro do  III CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA  que ocorreu em  11 de Junho de 2017 , no  Auditório do Ondamar Hotel , na cidade de  Recife, Pernambuco  para discutir Recomendações sobre valores referentes a  Pisos Salariais e Valores mínimos  a serem cobrados por atendimento daqueles profissionais que trabalham de modo liberal, tudo isso por sua vez, com o objetivo de  valorizar a Categoria dos Psicopedagogos  e a  ...

Quadro de testes que podem ser aplicados por Psicopedagogos

Quadro de testes que podem ser aplicados por Psicopedagogos  3 de janeiro de 2019   Daliane Oliveira    10 Comentários Alguns Testes e materiais utilizados na Avaliação, Intervenção e (ou) Acompanhamento Psicopedagógico Antes de realizar o Atendimento Psicopedagógico com o paciente/aprendente o psicopedagogo precisa selecionar alguns testes e materiais que o auxiliem no desenvolvimento de estratégias adequadas para compreender o motivo da(s) queixa(s) apresentadas. O tempo passou e com ele as pessoas mudaram. Uma nova era requer novos olhares, novas fórmulas, novas técnicas, novos recursos. E é isso que estamos propondo com IPI.  Não é um material que irá mudar o processo que já existe, ao contrário, são novos recursos que serão SOMADOS   aos que já são utilizados atualmente . A proposta visa buscar mais informações, visto que grande parte dos pacientes/aprendentes dividem seu tempo estando em vários lugares durante seu dia como:...