Pular para o conteúdo principal

TERCEIRA IDADE X TECNOLOGIA

É difícil listar uma atividade que não inclua a tecnologia em sua prática. Praticamente tudo que fazemos tem alguma ligação com um item tecnológico, mesmo que indiretamente.
Para os jovens que já nasceram inseridos nesse contexto não é difícil aprender a utiliza-la desde cedo, crianças já demostram facilidade em manusear tablets, iPhones ao mesmo tempo que brincam com seus brinquedos de encaixe. Mas uma grande parcela da sociedade teve que se adaptar ao novo e para isso foi preciso atravessar uma barreira.
Por um lado podemos dizer que a terceira idade já adotou o uso do computador e hoje em dia as avós e avôs possuem facebook, trocam email e usam Smartphones. Compartilham as fotos dos netos ou mensagens com amigos e procuram serviços online e informações através da net. Esses exemplos revelam que os idosos já mostram intimidade com uso da parafernália eletrônica, mas nem sempre é fácil alcançar essa prática se não houver incentivo.
É bom lembrar que pesquisadores afirmam que estimular a mente ao usar novas tecnologias de informação na terceira idade funciona como prevenção de doenças como Alzheimer, o uso da memória e raciocínio trazem benefícios à saúde e devem ser incentivados.
A inclusão dos idosos no mundo da tecnologia
É importante observar que incluir essa prática nas atividades diárias pode não ser tão fácil no começo, mas é preciso perseverança e apoio familiar para inseri-los neste contexto. Alguns idosos buscam orientação em casa, mas nem sempre um integrante da família é o mais recomendado, isso porque a facilidade com que o jovem desempenha as atividades eletrônicas não corresponde com a maneira que ele tentará passar para outra pessoa. A velocidade do desempenho é diferente e isso deve ser respeitado.
Cursos específicos para terceira idade
O boom da tecnologia também fez surgir muitos cursos específicos separados por modalidades, para abranger a necessidade do uso e a demanda. A idade também é um divisor, aulas dedicadas a pessoas mais velhas com profissionais preparados para tal é extremamente recomendado.
É claramente compreensível que adaptar a rapidez da internet e todos os acessórios eletrônicos cujo uso não fazia parte de sua juventude requer exercício.
Muitas vezes os idosos não sentem ainda prontos para possuírem seus próprios computadores e acabam esperando poder usar o do neto ou dos filhos. Isso pode provocar um pouco de frustração pela não oportunidade de ter seu tempo e espaço. Por que não possuir seu próprio equipamento?
Atividades saudáveis e socialização
Apesar da internet está repleta de coisas negativas, há muita coisa saudável para ser explorada. Fotos, poesias, textos, filmes, e informação sobre diversos tópicos são assuntos que podem ser aproveitados pela terceira idade.
Muitos professores na ativa tiveram que adaptar suas aulas e trazer itens tecnológicos para a classe. Independente da profissão, essa entrada no mundo eletrônico parece não ter volta, por isso transformar seu uso para melhorar outras atividades é a saída.
Solidão na terceira idade
Com filhos crescidos e criados, com suas vidas independentes, seus horários de trabalho faz com que alguns idosos sintam-se sozinhos, manter o contato com familiares através dessas ferramentas diminui a distância, o mesmo para famílias cujos parentes moram no exterior.


Há muitas críticas em relação ao afastamento das pessoas pela proximidade do mundo tecnológico, porém, em alguns casos, a internet salva a lacuna na comunicação e estabelece um vínculo dificultado pela distância física ou geográfica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Testes Psicopedagógicos

Psicopedagogia   Testes   Testes Psicopedagógicos para Baixar e Imprimir  12 de setembro de 2017   Daliane Oliveira    40 Comentários Sugestões de Testes para Psicopedagogos Testes Psicopedagógicos  são instrumentos que auxiliam o profissional a identificar dificuldades de fala, leitura ou escrita. A identificação do problema por meio dos  testes psicopedagógicos  permite que profissional elabore o plano de intervenção mais apropriada para cada paciente/aprendente. Principais características dos testes psicopedagógicos Existem atualmente diferentes tipos de  testes psicopedagógicos , pois é possível avaliar diferentes dificuldades. Os  testes psicopedagógicos  são compostos de várias formas principalmente por histórias, já a tarefa exigida pode ser diferente, pois pode ser solicitado que o sujeito conte uma história, escreva uma história ou ainda invente uma história. A aplicação dos  testes psicopedagógicos ...

Tabela Oficial de Pagamento e Referencial de sessões para os profissionais da Psicopedagogia SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL CNPJ: 24.158.942/0001-60 RUA 13 DE MAIO, 883, SALA 7 CENTRO – NORTE TERESINA-PI 64000-150 (86) 3305-2552 DIRETRIZES DA I CONVENÇÃO DE DISCUSSÃO DOS TRABALHADORES DE PSICOPEDAGOGIA DO BRASIL O SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL, cumprindo suas prerrogativas conferidas pelo Artigo 3º, do seu Estatuto Social, e considerando a realização da I CONVENÇÃO DE DISCUSSÃO DOS TRABALHADORES DE PSICOPEDAGOGIA DO BRASIL dentro do III CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA que ocorreu em 11 de Junho de 2017, no Auditório do Ondamar Hotel, na cidade de Recife, Pernambuco para discutir Recomendações sobre valores referentes a Pisos Salariais e Valores mínimos a serem cobrados por atendimento daqueles profissionais que trabalham de modo liberal, tudo isso por sua vez, com o objetivo de valorizar a Categoria dos Psicopedagogos e a dignidade desta profissão, além de servirem como uma bandeira de luta. Considerando ainda que as discussões e devidas deliberações dos profissionais presentes de cada região do País havidas nessa convenção foram aprovadas em plenária, resolve: Criar DIRETRIZES BÁSICAS DE VALORES a serem pagos como PISO SALARIAL nas diversas regiões do país POR HORA DE TRABALHO assim como, de VALORES MÍNIMOS a serem cobrados pelos profissionais quando do ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO, QUANTIDADE DE PROFISSIONAIS POR ALUNOS NAS ESCOLAS a clientes de acordo com as seguintes tabelas até o ano de 2019. TABELA 1.0 REGIÃO PISO SALARIAL POR HORAS DE TRABALHO 20H 30H 40H NORDESTE 1.500,00 3.550,00 5.000,00 SUL 2.400,00 3.600,00 5.000,00 SUDESTE 2.400,00 Optaram Por Não Existir Planos Salarial Para 30h 4.800,00 NORTE 2.900,00 4.350,00 5.800,00 CENTRO OESTE 2.400,00 3.600,00 5.000,00 Na seguinte tabela foi sugeridos quantidade de aprendentes (clientes) máximo para atendimento por carga horária em escolas, clínicas, centro de atendimentos psicossocial, espaços psicopedagógicos e outros ambientes de trabalho com atendimento individualizado houve um consenso para todas as regiões: Tais quantidades foram sugeridos levando em conta a qualidade e a duração máxima 50 minutos. TABELA 2.0 APRENDENTES POR CARGA HORARIA 20H 30H 40H 12 16 A 19 20 A 25 Na tabela abaixo foram sugeridos os valores mínimos a serem cobrados de atendimento psicopedagógico. Sessões com 50 minutos no mínimo. TABELA 3.0 REGIÃO VALOR DE SESSÃO NORDESTE 130,00 SUL 100,00 SUDESTE 100,00 NORTE 145,00 CENTRO OESTE 100,00 Tabela com proporção de alunos para contratação de profissionais para atuação psicopedagógica dentro das escolas pública ou privadas. Fica sugerido para todas as regiões: TABELA 4.0 QUANTIDADE DE PROFISSIONAIS QUANTIDADE DE ALUNOS 1 Até 100 alunos 2 101 a 200 alunos 4 201 A 400 Alunos 5 401 A 601 Alunos 6 601 A 1000 Alunos AS REFERIDAS QUANTIDADES DA TABELA 4.0 REFERE-SE A UM TURNO DE TRABALHO. JOSSANDRA COSTA BARBOSA DIRETORA PRESIDENTE CRPp Sindical 001

SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL CNPJ: 24.158.942/0001-60 RUA 13 DE MAIO, 883, SALA 7 CENTRO – NORTE TERESINA-PI 64000-150 (86) 3305-2552 DIRETRIZES DA   I CONVENÇÃO DE DISCUSSÃO DOS TRABALHADORES DE PSICOPEDAGOGIA DO BRASIL O  SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL , cumprindo suas prerrogativas conferidas pelo Artigo 3º, do seu Estatuto Social, e considerando a realização da  I CONVENÇÃO DE DISCUSSÃO DOS TRABALHADORES DE PSICOPEDAGOGIA DO BRASIL  dentro do  III CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA  que ocorreu em  11 de Junho de 2017 , no  Auditório do Ondamar Hotel , na cidade de  Recife, Pernambuco  para discutir Recomendações sobre valores referentes a  Pisos Salariais e Valores mínimos  a serem cobrados por atendimento daqueles profissionais que trabalham de modo liberal, tudo isso por sua vez, com o objetivo de  valorizar a Categoria dos Psicopedagogos  e a  ...

Quadro de testes que podem ser aplicados por Psicopedagogos

Quadro de testes que podem ser aplicados por Psicopedagogos  3 de janeiro de 2019   Daliane Oliveira    10 Comentários Alguns Testes e materiais utilizados na Avaliação, Intervenção e (ou) Acompanhamento Psicopedagógico Antes de realizar o Atendimento Psicopedagógico com o paciente/aprendente o psicopedagogo precisa selecionar alguns testes e materiais que o auxiliem no desenvolvimento de estratégias adequadas para compreender o motivo da(s) queixa(s) apresentadas. O tempo passou e com ele as pessoas mudaram. Uma nova era requer novos olhares, novas fórmulas, novas técnicas, novos recursos. E é isso que estamos propondo com IPI.  Não é um material que irá mudar o processo que já existe, ao contrário, são novos recursos que serão SOMADOS   aos que já são utilizados atualmente . A proposta visa buscar mais informações, visto que grande parte dos pacientes/aprendentes dividem seu tempo estando em vários lugares durante seu dia como:...