Pular para o conteúdo principal

Quadro de testes que podem ser aplicados por Psicopedagogos


Quadro de testes que podem ser aplicados por Psicopedagogos

Alguns Testes e materiais utilizados na Avaliação, Intervenção e (ou) Acompanhamento Psicopedagógico

Antes de realizar o Atendimento Psicopedagógico com o paciente/aprendente o psicopedagogo precisa selecionar alguns testes e materiais que o auxiliem no desenvolvimento de estratégias adequadas para compreender o motivo da(s) queixa(s) apresentadas.
O tempo passou e com ele as pessoas mudaram. Uma nova era requer novos olhares, novas fórmulas, novas técnicas, novos recursos. E é isso que estamos propondo com IPI. 

Não é um material que irá mudar o processo que já existe, ao contrário, são novos recursos que serão SOMADOS aos que já são utilizados atualmente.

A proposta visa buscar mais informações, visto que grande parte dos pacientes/aprendentes dividem seu tempo estando em vários lugares durante seu dia como: em casa, na escola, na rua, com amigos e(ou) familiares. Outra parte passa dormindo, enfim, todas essas informações devem ser consideradas, não é mesmo?

O benefício da dúvida é a condição da inexistência de uma certeza sobre a culpabilidade de alguém.

Investigação Psicopedagógica é bem mais do que ouvir  e aceitar as queixas apresentadas, na verdade é encontrar respostas para elas.

Investigar dentre outros coisas é colocar problemas aos problemas que por vezes foram ingenuamente ou preguiçosamente julgados resolvidos.

Investigar é criar problemas às fórmulas prontas-a-consumir, é criar mecanismos sempre cada vez mais profundos e rigorosos no sentido de analisar a realidade social para além das formas e das fórmulas crédulas e superficiais pelas quais julgamos ter resolvido o problema ou os problemas de análise.

O IPI é composto por 42 formulários – 116 páginas. Saiba mais acessando o link: IPI – Investigação Psicopedagógica Intensiva
Não perca mais tempo quebrando a cabeça na procura de Modelos de Documentos Psicopedagógicos, conheça a apostila que vai facilitar os seus atendimentos.

Se você perde muito tempo procurando modelos de documentos ou elaborando-os, precisa conhecer nossa apostila com mais de 60 Modelos de Documentos Psicopedagógicos. Essa apostila foi feita pensando na dificuldade que milhares de profissionais tem tido em elaborar ou encontrar modelos que são utilizados constantemente em suas sessões.


Observe abaixo a relação de alguns testes que podem ser utilizados no atendimento psicopedagógico e as idades indicadas para cada uma delas.
Lista atualizada para baixar e imprimir: Lista de testes/materiais para utilização psicopedagógica

Nome
Objetivo
Indicação etária
Observações
ABC
Avaliar coordenação motora, memória visual, percepção verbal, entendimento e interpretação de texto, memória auditiva, consciência fonológica, percepção visual e motora,Crianças em fase de alfabetização
Audibilização Sondagem da capacidade de audibilização (linguagem receptiva), ou seja, quando a cognição auditiva permite a aquisição e o desenvolvimento correto da fala, da leitura e da escrita.

Crianças de 5 a 7, mas pode ser realizado em crianças com mais idade também que apresentem dificuldades na aprendizagem. Quando a criança não se alfabetiza, para detectarmos os itens que o teste abrange que são: discriminação fonemática, memória e conceituação. Também em hipótese de Dislexia, DPAC …Até 3 sessõesCaixa lúdica e EocaCaixa Lúdica: O objetivo é estabelecer a relação vincular entre o Pp e a criança (não há o objetivo de analisar as aprendizagens (isso pode até ocorrer, mas não é o propósito principal). Além disso, o Pp pode observar as relações da criança: resistência, bloqueios, hesitações, repetição de comportamentos que presencia em casa.
Eoca: investigar os vínculos que a criança tem com a aprendizagem, suas defesas, condutas, como enfrenta desafios.
Crianças e adolescentes (com adaptações para estes).

É interessante fazer a sessão lúdica e a Eoca no mesmo atendimento, dividindo o tempo de atendimento por 2 (no caso, mais ou menos 25 minutos para cada).

Escala de Transtornos
Disruptivos

Ter subsídios para encaminhamentos em caso de suspeita de transtornos diversosPreferencialmente, crianças de 6 a 12 anosNão se trata de um teste, mas de entrevistas.IARVerificar o conhecimento do atendente nas seguintes áreas: esquema corporal, lateralidade, posição, direção, espaço, tamanho, quantidade, forma, discriminação visual, discriminação auditiva, verbalização de palavras, análise/síntese e coordenação motora.A partir de 4 anos (melhor com 5)Pode ser usado em caso de suspeita de

TEA
Duas sessões
Papéis de carta

O objetivo geral é avaliar as dificuldades de aprendizagem e, se possível, também o nível de escrita da criança. No entanto, cada lâmina tem um objetivo específico, como poderá ser visto no quadro mais adiante. 5 a 11 anos

Aplicação demora de 50 a 60 minutos. A indicação etária é um parâmetro. Teste projetivo SPA
Investigar o vínculo com a aprendizagem, como o sujeito se vê como sujeito aprendente.

(É importante lembrar que o SPA é uma técnica projetiva. Estas têm como objetivo investigar os vínculos do sujeito nos domínios: familiar, escolar e consigo mesmo.).
Aprendente de qualquer idadeTécnica projetiva.
Normalmente é feito em um só atendimento; o tempo depende do quanto cada aprendente gasta em seu desenho.
TCLPP

Avaliar a competência de leitura silenciosa de palavras isoladas

Não há indicação etária, mas de série/ ano que o Preferencialmente, deve ser aplicado em
Nome
Objetivo
Indicação etária
Observações
O que o teste permite:
➡           Interpretar os dados do padrão de leitura específica apresentada pela criança (no modelo cognitivo do desenvolvimento de leitura e escrita); e
➡           Inferir o estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra.
aprendente cursa. 1º ao

5º ano Ensino - Fundamental I
uma só sessão, apesar de longo.

Ser um primeiro instrumento para avaliação psicopedagógica individual, indicando, de maneira abrangente, quais áreas da aprendizagem estão preservadas ou prejudicadas. A partir dessa avaliação, podese desenvolver um plano de investigação e intervenção mais específicos, sugeridos pelos subtestes do TDE.Crianças de 7 a 11 anos
(1º ao 6º ano – Ensino Fundamental)
O teste não tem ordem para ser aplicado, nem limite de tempo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Testes Psicopedagógicos

Psicopedagogia   Testes   Testes Psicopedagógicos para Baixar e Imprimir  12 de setembro de 2017   Daliane Oliveira    40 Comentários Sugestões de Testes para Psicopedagogos Testes Psicopedagógicos  são instrumentos que auxiliam o profissional a identificar dificuldades de fala, leitura ou escrita. A identificação do problema por meio dos  testes psicopedagógicos  permite que profissional elabore o plano de intervenção mais apropriada para cada paciente/aprendente. Principais características dos testes psicopedagógicos Existem atualmente diferentes tipos de  testes psicopedagógicos , pois é possível avaliar diferentes dificuldades. Os  testes psicopedagógicos  são compostos de várias formas principalmente por histórias, já a tarefa exigida pode ser diferente, pois pode ser solicitado que o sujeito conte uma história, escreva uma história ou ainda invente uma história. A aplicação dos  testes psicopedagógicos ...

Tabela Oficial de Pagamento e Referencial de sessões para os profissionais da Psicopedagogia SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL CNPJ: 24.158.942/0001-60 RUA 13 DE MAIO, 883, SALA 7 CENTRO – NORTE TERESINA-PI 64000-150 (86) 3305-2552 DIRETRIZES DA I CONVENÇÃO DE DISCUSSÃO DOS TRABALHADORES DE PSICOPEDAGOGIA DO BRASIL O SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL, cumprindo suas prerrogativas conferidas pelo Artigo 3º, do seu Estatuto Social, e considerando a realização da I CONVENÇÃO DE DISCUSSÃO DOS TRABALHADORES DE PSICOPEDAGOGIA DO BRASIL dentro do III CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA que ocorreu em 11 de Junho de 2017, no Auditório do Ondamar Hotel, na cidade de Recife, Pernambuco para discutir Recomendações sobre valores referentes a Pisos Salariais e Valores mínimos a serem cobrados por atendimento daqueles profissionais que trabalham de modo liberal, tudo isso por sua vez, com o objetivo de valorizar a Categoria dos Psicopedagogos e a dignidade desta profissão, além de servirem como uma bandeira de luta. Considerando ainda que as discussões e devidas deliberações dos profissionais presentes de cada região do País havidas nessa convenção foram aprovadas em plenária, resolve: Criar DIRETRIZES BÁSICAS DE VALORES a serem pagos como PISO SALARIAL nas diversas regiões do país POR HORA DE TRABALHO assim como, de VALORES MÍNIMOS a serem cobrados pelos profissionais quando do ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO, QUANTIDADE DE PROFISSIONAIS POR ALUNOS NAS ESCOLAS a clientes de acordo com as seguintes tabelas até o ano de 2019. TABELA 1.0 REGIÃO PISO SALARIAL POR HORAS DE TRABALHO 20H 30H 40H NORDESTE 1.500,00 3.550,00 5.000,00 SUL 2.400,00 3.600,00 5.000,00 SUDESTE 2.400,00 Optaram Por Não Existir Planos Salarial Para 30h 4.800,00 NORTE 2.900,00 4.350,00 5.800,00 CENTRO OESTE 2.400,00 3.600,00 5.000,00 Na seguinte tabela foi sugeridos quantidade de aprendentes (clientes) máximo para atendimento por carga horária em escolas, clínicas, centro de atendimentos psicossocial, espaços psicopedagógicos e outros ambientes de trabalho com atendimento individualizado houve um consenso para todas as regiões: Tais quantidades foram sugeridos levando em conta a qualidade e a duração máxima 50 minutos. TABELA 2.0 APRENDENTES POR CARGA HORARIA 20H 30H 40H 12 16 A 19 20 A 25 Na tabela abaixo foram sugeridos os valores mínimos a serem cobrados de atendimento psicopedagógico. Sessões com 50 minutos no mínimo. TABELA 3.0 REGIÃO VALOR DE SESSÃO NORDESTE 130,00 SUL 100,00 SUDESTE 100,00 NORTE 145,00 CENTRO OESTE 100,00 Tabela com proporção de alunos para contratação de profissionais para atuação psicopedagógica dentro das escolas pública ou privadas. Fica sugerido para todas as regiões: TABELA 4.0 QUANTIDADE DE PROFISSIONAIS QUANTIDADE DE ALUNOS 1 Até 100 alunos 2 101 a 200 alunos 4 201 A 400 Alunos 5 401 A 601 Alunos 6 601 A 1000 Alunos AS REFERIDAS QUANTIDADES DA TABELA 4.0 REFERE-SE A UM TURNO DE TRABALHO. JOSSANDRA COSTA BARBOSA DIRETORA PRESIDENTE CRPp Sindical 001

SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL CNPJ: 24.158.942/0001-60 RUA 13 DE MAIO, 883, SALA 7 CENTRO – NORTE TERESINA-PI 64000-150 (86) 3305-2552 DIRETRIZES DA   I CONVENÇÃO DE DISCUSSÃO DOS TRABALHADORES DE PSICOPEDAGOGIA DO BRASIL O  SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL , cumprindo suas prerrogativas conferidas pelo Artigo 3º, do seu Estatuto Social, e considerando a realização da  I CONVENÇÃO DE DISCUSSÃO DOS TRABALHADORES DE PSICOPEDAGOGIA DO BRASIL  dentro do  III CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA  que ocorreu em  11 de Junho de 2017 , no  Auditório do Ondamar Hotel , na cidade de  Recife, Pernambuco  para discutir Recomendações sobre valores referentes a  Pisos Salariais e Valores mínimos  a serem cobrados por atendimento daqueles profissionais que trabalham de modo liberal, tudo isso por sua vez, com o objetivo de  valorizar a Categoria dos Psicopedagogos  e a  ...