Quadro de testes que podem ser aplicados por Psicopedagogos
Alguns Testes e materiais utilizados na Avaliação, Intervenção e (ou) Acompanhamento Psicopedagógico
Antes de realizar o Atendimento Psicopedagógico com o paciente/aprendente o psicopedagogo precisa selecionar alguns testes e materiais que o auxiliem no desenvolvimento de estratégias adequadas para compreender o motivo da(s) queixa(s) apresentadas.
O tempo passou e com ele as pessoas mudaram. Uma nova era requer novos olhares, novas fórmulas, novas técnicas, novos recursos. E é isso que estamos propondo com IPI.
Não é um material que irá mudar o processo que já existe, ao contrário, são novos recursos que serão SOMADOS aos que já são utilizados atualmente.
A proposta visa buscar mais informações, visto que grande parte dos pacientes/aprendentes dividem seu tempo estando em vários lugares durante seu dia como: em casa, na escola, na rua, com amigos e(ou) familiares. Outra parte passa dormindo, enfim, todas essas informações devem ser consideradas, não é mesmo?
O benefício da dúvida é a condição da inexistência de uma certeza sobre a culpabilidade de alguém.
Investigação Psicopedagógica é bem mais do que ouvir e aceitar as queixas apresentadas, na verdade é encontrar respostas para elas.
Investigar dentre outros coisas é colocar problemas aos problemas que por vezes foram ingenuamente ou preguiçosamente julgados resolvidos.
Investigar é criar problemas às fórmulas prontas-a-consumir, é criar mecanismos sempre cada vez mais profundos e rigorosos no sentido de analisar a realidade social para além das formas e das fórmulas crédulas e superficiais pelas quais julgamos ter resolvido o problema ou os problemas de análise.
O IPI é composto por 42 formulários – 116 páginas. Saiba mais acessando o link: IPI – Investigação Psicopedagógica Intensiva
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Observe abaixo a relação de alguns testes que podem ser utilizados no atendimento psicopedagógico e as idades indicadas para cada uma delas.
Lista atualizada para baixar e imprimir: Lista de testes/materiais para utilização psicopedagógica
Nome
Objetivo
Indicação etária
Observações
ABC
Avaliar coordenação motora, memória visual, percepção verbal, entendimento e interpretação de texto, memória auditiva, consciência fonológica, percepção visual e motora,Crianças em fase de alfabetização
Audibilização Sondagem da capacidade de audibilização (linguagem receptiva), ou seja, quando a cognição auditiva permite a aquisição e o desenvolvimento correto da fala, da leitura e da escrita.
Crianças de 5 a 7, mas pode ser realizado em crianças com mais idade também que apresentem dificuldades na aprendizagem. Quando a criança não se alfabetiza, para detectarmos os itens que o teste abrange que são: discriminação fonemática, memória e conceituação. Também em hipótese de Dislexia, DPAC …Até 3 sessõesCaixa lúdica e EocaCaixa Lúdica: O objetivo é estabelecer a relação vincular entre o Pp e a criança (não há o objetivo de analisar as aprendizagens (isso pode até ocorrer, mas não é o propósito principal). Além disso, o Pp pode observar as relações da criança: resistência, bloqueios, hesitações, repetição de comportamentos que presencia em casa.
Eoca: investigar os vínculos que a criança tem com a aprendizagem, suas defesas, condutas, como enfrenta desafios.
Crianças e adolescentes (com adaptações para estes).
É interessante fazer a sessão lúdica e a Eoca no mesmo atendimento, dividindo o tempo de atendimento por 2 (no caso, mais ou menos 25 minutos para cada).
Escala de Transtornos
Disruptivos
Ter subsídios para encaminhamentos em caso de suspeita de transtornos diversosPreferencialmente, crianças de 6 a 12 anosNão se trata de um teste, mas de entrevistas.IARVerificar o conhecimento do atendente nas seguintes áreas: esquema corporal, lateralidade, posição, direção, espaço, tamanho, quantidade, forma, discriminação visual, discriminação auditiva, verbalização de palavras, análise/síntese e coordenação motora.A partir de 4 anos (melhor com 5)Pode ser usado em caso de suspeita de
TEA
Duas sessões
Papéis de carta
O objetivo geral é avaliar as dificuldades de aprendizagem e, se possível, também o nível de escrita da criança. No entanto, cada lâmina tem um objetivo específico, como poderá ser visto no quadro mais adiante. 5 a 11 anos
Aplicação demora de 50 a 60 minutos. A indicação etária é um parâmetro. Teste projetivo SPA
Investigar o vínculo com a aprendizagem, como o sujeito se vê como sujeito aprendente.
(É importante lembrar que o SPA é uma técnica projetiva. Estas têm como objetivo investigar os vínculos do sujeito nos domínios: familiar, escolar e consigo mesmo.).
Aprendente de qualquer idadeTécnica projetiva.
Normalmente é feito em um só atendimento; o tempo depende do quanto cada aprendente gasta em seu desenho.
TCLPP
Avaliar a competência de leitura silenciosa de palavras isoladas
Não há indicação etária, mas de série/ ano que o Preferencialmente, deve ser aplicado em
Nome
Objetivo
Indicação etária
Observações
O que o teste permite:
➡ Interpretar os dados do padrão de leitura específica apresentada pela criança (no modelo cognitivo do desenvolvimento de leitura e escrita); e
➡ Inferir o estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra.
aprendente cursa. 1º ao
5º ano Ensino - Fundamental I
uma só sessão, apesar de longo.
Ser um primeiro instrumento para avaliação psicopedagógica individual, indicando, de maneira abrangente, quais áreas da aprendizagem estão preservadas ou prejudicadas. A partir dessa avaliação, podese desenvolver um plano de investigação e intervenção mais específicos, sugeridos pelos subtestes do TDE.Crianças de 7 a 11 anos
(1º ao 6º ano – Ensino Fundamental)
O teste não tem ordem para ser aplicado, nem limite de tempo.
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